Toxina Botulínica: benefícios que vão além da estética
A odontologia possui diversos procedimentos que contribuem para as funções estéticas e funcionais do rosto dos seus pacientes.
A maioria das pessoas que buscam por esses serviços procuram aperfeiçoar a parte estética do rosto, e alguns não sabem nem a existência dos benefícios que esses procedimentos podem trazer para a parte funcional da boca e do rosto.
Além de aprimorar - ou até mesmo recuperar - funções como a fala, mastigação e alimentação, os serviços da odontologia podem, até mesmo, aliviar ou curar sintomas de doenças e outras disfunções da arcada dentária.
Entre esses procedimentos, um que é procurado com bastante frequência pela grande maioria dos pacientes é a aplicação de toxina botulínica.
Famoso entre as pessoas pelos ótimos resultados ao desempenhar o papel de rejuvenescer as expressões faciais dos pacientes, a toxina botulínica também traz diversos benefícios.
Para que você conheça e entenda tudo que você precisa saber antes de realizar a sua aplicação de toxina botulínica, a São Lucas Odontologia preparou um conteúdo com as principais informações sobre esse procedimento. Boa leitura!
O que é toxina botulínica?
O nome do procedimento é Toxina Botulínica, mas muitos conhecem por "Botox", que é, na verdade, a marca que fornece a substância utilizada para a realização do tratamento. É comum, também, que seja chamado de "harmonização orofacial" ou "harmonização facial"
O procedimento envolve a aplicação, por injeção, das proteínas de uma bactéria denominada Clostridium botulinum.
Quando administrada de forma oral e em grandes quantidades, as toxinas dessa bactéria podem causar uma doença denominada Botulismo, que bloqueia os sinais nervosos do cérebro e causam paralisia generalizada.
Entretanto, a aplicação apenas das proteínas desta bactéria, em pequenas quantidades e em locais específicos do corpo humano - que é o que acontece na toxina botulínica -, podem trazer inúmeros benefícios estéticos e funcionais.
Quando aplicadas em regiões específicas, como, por exemplo, no rosto, essas proteínas agem bloqueando os sinais nervosos da musculatura, o que evita a sua contração e, consequentemente, o relaxamento muscular da região.
É exatamente esse relaxamento da região que evita o surgimento de linhas de expressão, rugas e outras marcas que deixam as pessoas insatisfeitas com os próprios rostos.
Essa insatisfação, entretanto, não é o único motivo que leva os pacientes a realizarem o procedimento de aplicação de toxina botulínica, já que os benefícios também são funcionais, como veremos no decorrer do texto.
Indicações
A aplicação de toxina botulínica possui diversas indicações, servindo como um procedimento estético, para os que sentem a necessidade de aperfeiçoar as feições e traços do rosto, ou como tratamento para algumas doenças ou condições negativas.
Para os que visam aprimorar a parte estética, a toxina ameniza o surgimento de linhas de expressão e rugas nas testas, olhos, bochechas e boca. Sorriso gengival ou assimétrico também podem ser corrigidos com este procedimento.
Já aqueles que procuram pela parte funcional do tratamento, algumas disfunções que envolvem o rosto e a arcada dentária também podem ser tratadas com a toxina botulínica, como no bruxismo ou disfunções da ATM (articulação temporomandibular).
Além disso, algumas glândulas sudoríparas, responsáveis pela produção do suor, podem ser desaceleradas com esse tratamento.
Contra indicações
Assim como a maioria dos procedimentos médicos e odontológicos, a aplicação da toxina botulínica também possui suas contra indicações.
Pessoas que estão realizando tratamentos com medicamentos antibióticos, anti-inflamatórios e anticoagulantes devem esperar para realizar o procedimento, já que as substâncias presentes podem aumentar o efeito da toxina nos músculos e causar problemas nas funções musculares.
Mulheres grávidas ou com filhos recém-nascidos também devem ficar longe desse procedimento, já que as substâncias aplicadas podem passar para o bebê durante a amamentação.
Pessoas que sofrem de problemas neuromusculares fazem parte de mais um grupo de contra indicações, já que o procedimento possui foco justamente no amortecimento da ligação do cérebro com os músculos, podendo potencializar a disfunção neuromuscular já presente.
Vale lembrar que o procedimento pode conter albumina, portanto, pessoas com alergia a ovos também devem evitar a toxina botulínica.
Como funciona o procedimento?
Se realizado da forma correta e nas condições ideais, a aplicação de toxina botulínica é um procedimento rápido, seguro e indolor.
O profissional responsável pelo seu procedimento aplicará uma anestesia local para evitar dores e incômodos, e em cerca de 15 a 30 minutos, as toxinas serão aplicadas nos locais que forem acordados.
Nos primeiros dias, é normal que aconteça o surgimento de alguns efeitos colaterais, como hematomas, inchaços, vermelhidão e dores nas regiões aplicadas e dor de cabeça.
Caso esses sintomas persistam por mais tempo que o esperado, consulte o seu médico.
O intervalo mínimo para a próxima aplicação de toxina botulínica deve ser de, no mínimo, 3 meses.
Como preservar os resultados da toxina botulínica
Existem alguns cuidados que os pacientes devem tomar após realizar o procedimento de toxina botulínica para preservar os resultados
A curto prazo, existem algumas medidas que devem ser tomadas. Nas primeiras 4 horas, é importante ficar atento e evitar abaixar a cabeça, dormir e tocar na região aplicada. Viagens de avião também não são recomendadas.
Na primeira semana, é recomendado evitar a realização de exercícios físicos, banhos de sol, limpezas de pele intensas, uso de relaxantes musculares, cosméticos e maquiagens.
Evite, também, forçar os músculos da região aplicada para preservar a toxina e tornar o resultado ainda mais duradouro.
Após os 15 dias desde a primeira aplicação, será necessário o retorno à clínica para que o profissional faça os ajustes necessários e analise os resultados.
Benefícios da toxina botulínica
Como vimos nas indicações, a aplicação de toxina botulínica possui benefícios estéticos e funcionais para as regiões aplicadas.
A começar pela segurança do procedimento, que, quando realizado da forma correta, não causa nenhuma dor instantânea ao paciente.
Entre os benefícios estéticos, a toxina ameniza rugas de expressão no rosto, alivia marcas negativas e indesejadas, contribuindo diretamente para uma aparência relaxada e o rejuvenescimento de toda a expressão facial do rosto.
Quanto aos benefícios funcionais, podemos citar o tratamento e prevenção contra o bruxismo, já que a toxina age diretamente no músculo do maxilar e evita sua contração. Logo, ameniza os contatos intensos entre os dentes durante o sono.
Além disso, pacientes que sofrem de disfunções na articulação temporomandibular (ATM) podem se beneficiar com o alívio dos sintomas e dores nessa região com a aplicação de toxina botulínica.
Diferença entre toxina botulínica e preenchimento facial
Ainda que os dois procedimentos tenham as suas similaridades e sejam procurados por motivos parecidos, a aplicação de toxina botulínica e o preenchimento facial não são o mesmo procedimento.
O preenchimento facial é realizado com ácido hialurônico, que preenche rugas e sulcos profundos. Basicamente, ele repõe as substâncias que o corpo perdeu com o passar dos anos. A toxina botulínica, por sua vez, age apenas nas funções neuromusculares do corpo.
Odontologia Estética com a São Lucas Odontologia
A aplicação de toxina botulínica é apenas um de vários procedimentos da odontologia estética disponíveis para os nossos pacientes.
Caso você tenha interesse em conhecer e entender as outras vertentes da odontologia com a São Lucas Odontologia, confira as outras postagens.
